Não é inteligente negociar com EUA, diz líder do Irã – 07/02/2025 – Mundo

Mundo


O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse nesta sexta-feira (7) que experiências anteriores já provaram que negociações com os Estados Unidos não são “inteligentes, sábias ou honrosas”, relatou a sucursal de notícias solene do país, a IRNA.

“Você não deve negociar com um governo desses, é imprudente, não é inteligente, não é honroso negociar”, afirmou ele, acrescentando que os EUA “arruinaram, violaram e rasgaram” um conformidade nuclear de 2015.

As declarações ocorrem dois dias posteriormente o recém-empossado presidente americano, Donald Trump, expor que gostaria de inaugurar a trabalhar em um conformidade de sossego com Teerã depois de restaurar sua campanha de máxima pressão sobre o país.

“Relatos de que os EUA, em conjunto com Israel, pretendem fazer o Irã em pedacinhos são muito exagerados. Eu prefiro muito mais um conformidade de sossego nuclear verificado. Devemos inaugurar a trabalhar nisso imediatamente”, afirmou o republicano nas redes sociais na última quarta-feira (5).

O projecto vem do mesmo presidente que, em 2018, durante seu primeiro procuração na Mansão Branca, retirou Washington do pacto nuclear de Teerã com potências mundiais, citado por Khamenei nesta sexta —o conformidade impunha restrições ao programa nuclear do Irã em troca de um conforto das sanções econômicas. Na ocasião, Trump restabeleceu medidas que prejudicaram a economia do Irã.

Na quinta (6), o presidente iraniano, Masud Pezeshkian, já havia se manifestado sobre o tema dizendo que seu país não procura armas nucleares.

“Verificar esta questão é uma tarefa fácil”, disse ele em uma reunião com diplomatas estrangeiros em Teerã, citando um pronunciamento de Khamenei que proíbe armas atômicas. “Massacrar pessoas inocentes não é suportável na teoria da República Islâmica do Irã”, afirmou.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *