O México iniciou, nesta terça (4), o envio de 10 milénio militares para a fronteira com os Estados Unidos para frear o tráfico de drogas porquê segmento do negócio para que o presidente americano, Donald Trump, não imponha tarifas alfandegárias de 25% ao país vizinho.
“Já começaram a ser enviados [os militares]. O projecto foi feito pelo general secretário [da Defesa] com sua equipe”, disse a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, durante sua habitual entrevista coletiva matutino.
Um dia antes, os EUA decidiram suspender por um mês as tarifas que haviam anunciado para importações do México, em seguida relação telefônica entre Trump e Sheinbaum e a promessa dela de enviar os militares para a fronteira porquê forma de evitar o tráfico de drogas no país, em privado do fentanil.
Em publicação no X (antigo Twitter), Sheinbaum disse que os EUA se comprometeram a “evitar o tráfico de armas de cimalha poder para o México”. “Nossas equipes começarão a trabalhar hoje mesmo em duas frentes: segurança e transacção”, escreveu a presidente mexicana.
No sábado (1º), Trump havia anunciado tarifas de 25% sobre todas as exportações do México e Canadá, acusando ambos os países de permitir o fluxo de migrantes irregulares e drogas para seu território. As barreira comerciais passariam a valer a partir de terça (4).
Os EUA são o principal rumo das exportações mexicanas, que têm se beneficiado do tratado de livre transacção da América do Setentrião.