Qi2 carregamento sem fio: tudo o que você precisa saber (2025)

Internacional


É irônico, mas aqui na Wired somos fãs de carregamento sem fio. Não ter que fumble com cabos é bom! A maioria dos dispositivos de carregamento sem fio hoje em dia segue o Qi (pronunciado Chee) padrão, que levou seu tempo a atingir a onipresença. (A experiência do usuário nem sempre foi ótima.) O Consórcio de Power sem fio, que gerencia o protocolo de carregamento, anunciou a versão de próxima geração chamada QI2 no início de 2023. O carregamento sem fio qi2 promete um alinhamento perfeito, com o potencial de acessórios para preencher o Android e iPhone Divide.

Infelizmente, o QI2 não foi lançado tão rápido ou amplamente quanto esperávamos. Enquanto todo iPhone (da série 12) suporta o QI2 agora, havia apenas um telefone Android certificado por QI2 lançado em 2024, o HMD Skyline, e ficamos consternados ao descobrir que não funcionou com alguns carregadores de Qi mais antigos. As esperanças de que 2025 possam ser uma história diferente tenham uma batida precoce com a notícia de que o Galaxy S25 da Samsung está apenas pronto para Qi2. Então, o que está acontecendo com o QI2?

Atualizado em fevereiro de 2025: Adicionamos mais detalhes sobre a adoção do QI2 e uma explicação dos novos casos e telefones prontos para Qi2 como o Galaxy S25 da Samsung.

O que é Qi2?

Close up de embalagem branca mostrando um logotipo para carregamento sem fio qi2

Fotografia: Simon Hill

Qi2 é um padrão de carregamento sem fio aberto do Consórcio de energia sem fio (WPC), e traz atualizações importantes sobre o padrão QI original. O título é o Perfil de potência magnética (MPP)que é baseado na tecnologia MagSafe da Apple. (A Apple esteve envolvida no desenvolvimento do padrão Qi2.) Isso permite que os dispositivos da marca QI2 adicionem um anel de ímãs para garantir o alinhamento perfeito com os carregadores e permitir velocidades de carregamento mais rápidas.

Há outro padrão: o carregamento sem fio não magnético Perfil de potência estendido (EPP). De acordo com Paul Golden, EPP, da WPC, refere -se a um dispositivo que cumpre a especificação, mas não é oficialmente Qi2 e, portanto, não pode usar o logotipo ou ser referido como um dispositivo Qi2. Golden disse à Wired em um email que esses dispositivos “carregariam o logotipo do QI, não o QI2, e os materiais de embalagem e/ou marketing têm uma afirmação necessária de que o dispositivo não contém ímãs. Qualquer dispositivo rotulado QI2 é MPP e deve incluir ímãs. ”

Para enlamear mais as águas, agora temos a série Samsung Galaxy S25 “Qi2 Ready”. Fora da caixa, o Galaxy S25, S25+e S25 Ultra suportam o padrão de carregamento sem fio Qi e eles não têm ímãs. Mas você pode adicionar ímãs comprando seus próprios casos de QI2 (disponíveis na Samsung e terceiros). Combine um estojo QI2 Certified e testado com um telefone pronto QI2 e você efetivamente possui um telefone Qi2 (com a mesma velocidade e eficiência de carregamento aprimoradas) que você pode usar com os bancos de energia e carregadores QI2.

Esse stoptap frustrante e um tanto confuso é provavelmente devido ao longo ciclo de desenvolvimento dos telefones e à dificuldade de projetar ímãs neles. Olhando para o lado positivo, já que o Qi2 pronto é mais barato e mais fácil, pode ser um caminho viável para levar o QI2 a telefones mais baratos.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *