A polícia ferroviária francesa disparou e feriu duas pessoas nesta segunda-feira (3), entre elas um varão que portava uma arma falsa e que pintava uma suástica com um spray, em uma movimentada estação de trem de Paris, informaram as autoridades.
Os agentes dispararam contra o homem quando ele pareceu sacar uma arma na estação de Austerlitz, no sudeste de Paris, e contra a outra pessoa várias vezes, disse um policial à filial de notícias AFP. Ambos ficaram feridos.
A pessoa que fazia as pichações ficou gravemente ferida. Um passageiro também foi machucado por estilhaços. O incidente atrapalhou o tráfico da estação e alguns trens circularam com tardada em seguida o incidente.
Uma mulher que presenciou a cena e não quis dar seu nome disse que estava sentada do lado de fora da estação de trem, muito em frente à ingresso, quando ouviu tiros e pessoas gritando.
Ela acrescentou que a polícia chegou imediatamente, mas as pessoas já estavam bastante assustadas, e algumas delas corriam. As autoridades logo enviaram policiais e militares ao sítio e estabeleceram um perímetro de segurança lá.
Na França, o Código Penal contém disposições que penalizam a exibição pública de símbolos nazistas, incluindo a suástica, quando usados para glorificar crimes de guerra ou incitar o ódio racial. As medidas visam reprimir atos racistas, antissemitas ou xenófobos.
Uma lei aprovada em 1990 e conhecida porquê Lei Gayssot proíbe, entre outras coisas, a negação do Holocausto e a exibição de símbolos que promovam o ódio racial ou façam apologia ao nazismo.