Ao vivo: Como é que as deportações de Trump afetam os EUA? – 03/02/2025 – Tv Folha

Mundo


Desde que assumiu a Presidência dos EUA, há 15 dias, Donald Trump tem posto em prática sua grande promessa de campanha de uma política rígida em relação a migrantes irregulares nos EUA, com deportações em volume.

O republicano declarou estado de emergência nacional na fronteira com o México ainda no dia de sua posse. Depois, decretou medidas de mortificação, detenção e deportação de migrantes sem documentos, gerando tensões dentro e fora dos EUA.

As medidas geraram uma crise diplomática de Trump com países da América Latina, de onde vêm boa secção dos migrantes detidos e deportados em vôos militares nos últimos dias.

Brasileiros, ao chegarem em Manaus em um desses voos, disseram terem sido algemados nos pés e mãos e agredidos por agentes americanos. A prática havia sido acordada com o Brasil em 2021, durante o governo Bolsonaro. A diplomacia brasileira pediu explicações.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, reagiu à deportação de colombianos e se recusou a recebê-los em aviões militares americanos. Trump reagiu ordenando um aumento de 25% nas tarifas sobre as importações colombianas e a suspensão de vistos. Petro respondeu que adotaria medidas na mesma proporção.

A escalada das agressividades fez a presidente de Honduras, Xiomara Castro, anunciar uma reunião emergencial da Comunidade de Países Latino-americanos e Caribenhos (Celac), cancelada quando Colômbia e EUA entraram em negócio: Petro concordou em receber os vôos e Trump recuou nas medidas anunciadas.

Para discutir uma vez que a política migratória de Trump responde aos anseios dos americanos ao mesmo tempo em que impacta tanto os próprios EUA uma vez que os países da América Latina de origem desses migrantes deportados, a jornalista Fernanda Mena recebe no Porquê É que É? desta segunda-feira (3) Gilberto Rodrigues, professor de relações internacionais da Universidade Federalista do ABC (UFABC) e pesquisador de transmigração.

Transmitido ao vivo direto da Redação da Folha, no meio de São Paulo, o programa da TV Folha vai ao ar de segunda a sexta-feira, pelos canais do jornal no YouTube, no Instagram, no Facebook e na Twitch.

Depois da transmissão, a íntegra das conversas segue disponível no meato da TV Folha no YouTube e também em versão áudio nos principais agregadores de podcasts.

Além do programa quotidiano, a TV Folha publica no YouTube entrevistas, reportagens e minidocs sobre diferentes temas do noticiário.





Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *