Neymar reencontra Santos em reconstrução após rebaixamento – 29/01/2025 – Esporte

Esporte


No início da dezena passada, a geração liderada por Neymar e Paulo Henrique Ganso ajudou o Santos a viver uma de suas fases mais vitoriosas dentro de campo posteriormente a era Pelé.

Foram seis taças conquistadas entre 2010 e 2012, com o tricampeonato paulista e os títulos da Copa do Brasil, da Copa Libertadores e da Recopa Sul-Americana.

De volta ao clube em 2025 em procura de um recomeço no futebol, Neymar reencontra o time em uma período muito dissemelhante.

Com gestões em série criticadas pelas arquibancadas, dívidas crescentes e pouco quantia para formar elencos competitivos, o time da Vila Belmiro não conquista um título de escol desde o Campeonato Paulista da já longínqua temporada 2016.

Desde logo, a equipe alcançou a final estadual somente uma vez, ficando com o vice-campeonato na decisão da edição passada, contra o Palmeiras. E chegou a flertar com o rebaixamento para a A2, a segunda partilha de São Paulo, em mais de uma ocasião.

No Campeonato Brasileiro, posteriormente uma série de campanhas somente no sumo medianas desde 2020, sem nenhuma pretensão de litigar pelo título, o Santos amargou pela primeira vez a queda para a Série B em 2023.

O descenso para a segunda partilha pátrio foi atribuída por boa segmento da arquibancada à gestão do presidente Andres Rueda, que assumiu o clube em 2021. O cartola foi duramente criticado pelas trocas constantes de treinadores —foram dez em três anos de gestão, sem relatar os interinos— e pela falta de reforços de peso para o elenco.

Rueda saiu sem títulos, no término de 2023, deixando uma dívida de aproximadamente R$ 600 milhões.

Seus antecessores na presidência do Santos também não haviam deixado saudades. José Carlos Peres saiu por meio de impeachment, em 2020, por irregularidades nas finanças do clube, meses posteriormente Modesto Roma Júnior ter sido expulso do quadro de sócios por não ter as contas de sua gestão aprovadas.

Em 2024, já presidido por Marcelo Teixeira, com um elenco liderado por jogadores experientes —uma vez que o zagueiro Gil e o meia Giuliano—, o Santos chegou a fazer uma campanha surpreendente no Paulista e, na sequência, engatou um início promissor na Série B, com três vitórias seguidas, dando aos torcedores a esperança de que conquistaria o chegada sem maiores dificuldades.

O retorno à principal partilha do Brasílico acabou sendo guardado na antepenúltima rodada. Sem conseguir apresentar um futebol vistoso, o técnico Fábio Carille teve o trabalho bastante contrariado pela torcida, e a diretoria optou por sua destituição antes mesmo do término do campeonato.

Agora o Santos aposta na reedição da parceria de sucesso com Neymar para se recolocar uma vez que uma das principais forças do futebol brasílio.

Enquanto o planeta vê no retorno ao time que o revelou a oportunidade de restaurar a forma física e jogar com mais regularidade posteriormente a passagem marcada por lesões no futebol saudita, o clube praiano vê na chegada do ídolo a chance de aumentar o engajamento da torcida e as receitas no ano em que volta à Série A.

Na Vila Belmiro, a expectativa é que a contratação do atacante impulsione os valores das cotas de patrocínios e o programa de sócios-torcedores do clube.

A diretoria espera, assim, ter a capacidade de montar um time possante para a disputa do Brasílico, que começa em março, contratando jogadores que ajudem Neymar a retomar o protagonismo dentro de campo.

Tiquinho Soares, Zé Rafael e Gabriel Veron são alguns dos reforços fechados até cá. Rony, do Palmeiras, e Paulo Henrique Ganso, do Fluminense, com quem Neymar formou dupla de sucesso há mais de uma dezena, estão entre os nomes considerados.

Neymar deve rever o Santos em campo no sábado (1º). Ele é aguardado na Vila Belmiro para saudar os torcedores e seguir o jogo contra o São Paulo, pela sexta rodada do Campeonato Paulista. Depois quatro rodadas, o Santos tem uma vitória, um empate e duas derrotas.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *