Depois da versão beta do Google teste no Brasil, o conjunto inicial de recursos de proteção contra roubo para smartphones Android está agora amplamente disponível-mas você tem que aceitar.
Por que a empresa não adiciona proteções automaticamente a todos os dispositivos compatíveis? Visão do Teste beta do Brasil ajudou os desenvolvedores da empresa a tomar essa decisão. “Aprendemos que os usuários se comportavam de maneira muito diferente nas áreas metropolitanas e nas áreas rurais”, diz Jianing Sandra Guo, gerente de produtos de segurança e privacidade do Android no Google. Ela não quer adicionar atritos desnecessários para usuários que não estão tão interessados no software antifurto.
Três recursos que muitos proprietários de Android podem ativar agora são Bloqueio de detecção de roubo, Bloqueio de dispositivo offline e Bloqueio remoto. Curioso para usar esses recursos de proteção em seu smartphone Android? Aqui está uma olhada em como a detecção acontece usando inteligência artificial e as etapas para ativar os recursos anti-roubo.
Como funciona a detecção de roubo do Android?
Como muitos roubos podem ser violentos ou envolver movimentos bruscos e repentinos, Guo procurou aconselhamento da equipe de reconhecimento de atividades do Google, que trabalhou em um recurso semelhante disponível em smartphones Pixel para detecção de acidente de carro. “Em um nível muito alto, tudo começa com sensores de movimento”, diz ela. Mas, uma abordagem focada exclusivamente em movimentos repentinos poderia levar a tantos gatilhos falsos que os usuários provavelmente achariam a opção mais irritante do que benéfica – e é aí que o aprendizado de máquina, um segmento de IA focado no reconhecimento de padrões, entra em ação.
Os desenvolvedores do Google pesquisaram métodos de roubo de smartphones usados em diferentes partes do globo e simularam os roubos para dados de treinamento. “Nós reconstituímos esses cenários. Depois coletamos o rastro do aparelho”, diz Guo. “Usamos IA para compilar esses rastreamentos em um modelo para tentar prever a próxima vez que ocorrerá um arrebatamento.” Para proprietários de Android, esse processo é feito usando modelos no dispositivo.
O modelo de IA não é estático e os desenvolvedores planejam continuar adicionando novos cenários de roubo de smartphones aos dados de treinamento à medida que os criminosos modificam seu comportamento. Também, com o lançamento global desses recursos antirroubo, eles agora podem aprender mais sobre como um grupo diversificado de proprietários de smartphones realmente interage com essas opções.
Como faço para ligá-lo?
Vá em frente e veja se o seu telefone está executando uma versão recente do sistema operacional Android. Seu dispositivo precisa ter pelo menos Android 10 para executar esses três recursos, e o software Android 15 mais recente oferece acesso a mais opções de segurança. É um primeiro passo básico, mas se ainda não o fez, adicione também uma senha ao seu dispositivo acessando as configurações de privacidade.
A seguir, abra o Configurações aplicativo no seu telefone e pesquise Proteção contra roubo. Abrir esta guia mostrará os três recursos de segurança da tela de bloqueio. “É muito comum o celular presumir que quem tem acesso a ele é o legítimo proprietário”, diz Guo. Ao adicionar mais maneiras de ativar a tela de bloqueio, os usuários terão mais proteção se o telefone for capturado enquanto estiver aberto. Quando o Bloqueio de detecção de roubo estiver ativado, a tela será bloqueada automaticamente se detectar um possível roubo, com base nos padrões de movimento e também se o seu Wi-Fi ou Bluetooth permanecer conectado.
Com Bloqueio de dispositivo off-line ativado, seu telefone irá para a tela de bloqueio, até duas vezes por dia, se a internet for desligada repentinamente por um tempo ou o modo avião for ativado. “Pela nossa pesquisa de mercado, esse é um ataque comum que eles realizam após pegar um dispositivo desbloqueado”, diz Guo. Por que os ladrões fariam isso? Quando um dispositivo está offline, não pode ser redefinir remotamente via Encontre Meu Dispositivo para limpar suas informações pessoais do dispositivo.
A terceira opção de segurança da tela de bloqueio disponível nesta página é Bloqueio remoto. Você terá que clicar no nome para ver essa alternância, ao contrário das duas primeiras opções. O recurso foi projetado para oferecer uma opção rápida e facilmente acessível para bloquear seu telefone visitando android.com/lock em qualquer dispositivo e inserindo seu número de telefone. No entanto, o Remote Lock só funcionará duas vezes por dia e será ativado quando o smartphone estiver online.