As rodas já estão começando a ativar o plano de Donald Trump de transformar os EUA na “capital criptográfica do planeta” após seu retorno à Casa Branca.
Em um Ordem Executiva Assinada na quinta -feira, Trump estabeleceu um “grupo de trabalho em mercados de ativos digitais”, que será responsável por pesar a possibilidade de os EUA formarem um “estoque de ativos digitais nacionais estratégicos”, entre outras coisas.
A promessa de estabelecer um estoque foi um dos inúmeros compromissos assumidos por Trump na indústria de criptografia antes de ser reeleito. Embora a ideia tenha perplexidade economista, ela recebeu uma recepção arrebatadora entre os bitcoiners. Como rumores de um anúncio iminente espalhado quinta -feira, o preço de Bitcoin subiu para US $ 105.000 por moedapouco aquém do recorde alto.
A ordem também exige que o grupo de trabalho – que compreenda os líderes de vários ramos do governo, órgãos regulatórios financeiros e o procurador -geral – para criar um conjunto apropriado de regulamentos e leis que regem o uso de criptografia.
No início da semana, no segundo dia de Trump no cargo, a Comissão de Valores Mobiliários – o órgão regulatório dos EUA que trouxe uma saraivada de ações contra empresas de criptografia sob o governo Joe Biden –estabelecido uma “força -tarefa criptográfica”. Sob a nova liderança após a partida do ex -presidente Gary Gensler, que era amplamente Demonizado na criptoferaa SEC desenvolverá uma “estrutura regulatória abrangente e clara para ativos de criptografia”, afirmou a agência.
Mais tarde, no mesmo dia, Trump concedeu clemência a Ross Ulbricht, que estava cumprindo a vida na prisão por crimes cometidos enquanto administrava o infame mercado da Darknet Marketplace Silk Road, um dos primeiros sites a aceitar o Bitcoin como pagamento. Depois de ser preso em 2013, Ulbricht se tornou uma espécie de mártir em círculos criptográficos por sua parte na espalhamento do Evangelho do Bitcoin.
Esses gestos iniciais sinalizam a disposição de Trump de cumprir as promessas anteriores da campanha: aprovar várias legislação relacionada a criptografia, reformar o aparato regulatório financeiro nos EUA e tricotar criptografia no Tesouro Nacional dos EUA. Os efeitos serão extensos, as figuras criptográficas acreditam, reverberando muito além das margens dos EUA e criando as condições para uma nova era de ouro para a indústria.
“Nossa tecnologia é muito poderosa e transformadora. Precisamos conseguir em diferentes sociedades ”, diz Joseph Lubin, co -fundador da Ethereum e executivo -chefe da empresa de software Consensys. “E a América é um setter padrão para o resto do mundo.”
Apesar de ter desprezado anteriormente o Bitcoin como um “golpe”, Trump agora tem laços extensos com a indústria de criptografia, muitos membros de alto nível dos quais saíram em apoio à sua campanha de reeleição.
Na preparação para as eleições de 2024, as organizações criptográficas doaram centenas de milhões de dólares a comitês de ação super política focada em criptografia, que gastaram os fundos em apoio a candidatos do Congresso Criptografados, muitos deles republicanos.
Na trilha da campanha, Trump começou a ser considerado o primeiro “Presidente criptográfico. ” Em julho, em frente a uma multidão raivosa de bitcoiners, Trump prometeu transformar os EUA em uma potência de mineração de criptografia e estabelecer um estoque nacional de bitcoin se for reeleito. No mesmo discurso, ele prometeu disparar Gensler, a cadeira da SEC, provocando os aplausos mais arrebatadores da noite.