O que poderia ir Errado em comer uma dieta extremamente rica em gordura de carne bovina, queijo e paus de manteiga? Bem, por um lado, seus níveis de colesterol podem atingir níveis estratosféricos que os lipídios começam a escorrer dos vasos sanguíneos, formando nódulos amarelados na pele.
Esse foi o caso perturbador de um homem na Flórida que apareceu em um hospital de Tampa com uma história de três semanas de erupções amarelas e indolores nas palmas das mãos de suas mãos, solas dos pés e cotovelos. Seu caso foi publicado hoje em Cardiologia Jama.
O homem, que dizia estar na casa dos quarenta, disse aos médicos que havia adotado uma “dieta do carnívoro” oito meses antes. Sua dieta incluía entre 6 e 9 libras de queijo, paus de manteiga e hambúrgueres diários que tinham gordura adicional incorporada a eles. Desde que assumiu esse plano alimentar de levantamento de sobrancelha, ele alegou que seu peso caiu, seus níveis de energia aumentaram e sua “clareza mental” melhorou.
Enquanto isso, seu nível total de colesterol excedeu 1.000 mg/dl. Para contexto, um nível total de colesterol total é abaixo de 200 mg/dlenquanto 240 mg/dl é considerado o limite para “alto”. Os cardiologistas observaram que, antes de seguir sua dieta gordurosa, seu colesterol estava entre 210 mg/dL a 300 mg/dl.
Os cardiologistas diagnosticaram o homem com xantelasma, uma condição na qual o excesso de lipídios sanguíneos escorre dos vasos sanguíneos e forma depósitos lipídicos localizados. Os lipídios escapados normalmente seriam absorvidos pelos glóbulos brancos chamados macrófagos. Mas, em casos com xantelasma, a quantidade de lipídios é muito grande para os macrófagos, que se transformam em células de espuma com o excesso de colesterol, levando a depósitos visíveis.
Tais depósitos são frequentemente vistos ao redor do olho (uma condição chamada Xanthelasma Palpebrarum), que geralmente atinge pessoas com anormalidades lipídicas, como a hipercolesterolemia familiar. Pensa -se que piscar contínuo dos olhos sobre a vida de uma pessoa possa eventualmente enfraquecer os capilares na área, permitindo a infiltração lipídica. Mas, embora isso possa ser uma apresentação mais comum da condição, os depósitos lipídicos podem ocorrer em qualquer lugar do corpo.
Xanthelasma – especialmente xantelasma palpebrarum – é nem sempre associado ao colesterol alto e riscos cardíacos, mas ter um colesterol total alto é fortemente associado a doenças cardíacas coronárias.
O estudo de caso não fornece informações sobre a perspectiva do homem. No entanto, os autores escrevem que o caso “destaca o impacto dos padrões alimentares nos níveis de lipídios e a importância de gerenciar a hipercolesterolemia para evitar complicações”.
Esta história apareceu originalmente em ARS Technica.