Menos de 24 horas depois de escurecer, o TikTok diz que voltou a ficar online depois que o presidente eleito Donald Trump deu aos provedores de serviços da empresa – presumivelmente Apple, Google e Oracle – a garantia de que sua administração não aplicaria uma lei que proibisse o aplicativo no primeiro lugar.
“De acordo com nossos provedores de serviços, o TikTok está em processo de restauração do serviço”, escreveu a empresa em um comunicado. “Agradecemos ao presidente Trump por fornecer a clareza e garantia necessárias aos nossos provedores de serviços de que eles não enfrentarão penalidades ao fornecer o TikTok a mais de 170 milhões de americanos e permitindo que mais de 7 milhões de pequenas empresas prosperem. É uma posição forte a favor da Primeira Emenda e contra a censura arbitrária. Trabalharemos com o presidente Trump em uma solução de longo prazo que mantenha o TikTok nos Estados Unidos.
É a última salva na dramática luta pelo futuro do TikTok nos EUA. No ano passado, o Congresso aprovou uma lei que exigia que a ByteDance, empresa controladora chinesa da TikTok, alienasse suas operações nos EUA ou enfrentaria uma proibição a partir de 19 de janeiro. A TikTok processou com base na Primeira Emenda, mas perdeu na Suprema Corte. Ontem à noite, a Apple e o Google retiraram o aplicativo de suas respectivas lojas de aplicativos, assim como muitos outros aplicativos desenvolvidos pela ByteDance. A Oracle supostamente disse aos funcionários para desligarem os servidores que hospedavam os dados do TikTok nos EUA, de acordo com A informação.
A medida preparou o terreno para que o presidente eleito Trump, que tentou banir o TikTok quando estava no cargo, salvasse o aplicativo antes de tomar posse como presidente. “Emitirei uma ordem executiva na segunda-feira para estender o período de tempo antes que as proibições da lei entrem em vigor, para que possamos fazer um acordo para proteger a nossa segurança nacional”, ele escreveu no Truth Social Domingo de manhã. “O pedido também confirmará que não haverá responsabilidade para qualquer empresa que ajudou a evitar que o TikTok apagasse antes do meu pedido.”
O TikTok, assim como outros aplicativos de propriedade da ByteDance, ainda não voltou às lojas de aplicativos dos EUA até o momento da publicação. Mas vários usuários relataram ter conseguido acessar suas linhas do tempo novamente depois que elas foram listadas como indisponíveis na noite passada. Outros recuperaram o acesso às suas contas, mas com graus variados de funcionalidade.
Após a decisão da Suprema Corte, a administração Biden pareceu recuar em seu compromisso com a proibição, dizendo que estava deixando a aplicação para a administração Trump. Essa garantia não foi suficiente para o TikTok, que se retirou voluntariamente do ar antes do prazo.
Esta é uma história em desenvolvimento.