“Mesmo as VPNs não levam à evasão” na Índia, disse Gosain à WIRED.
Nas primeiras horas da proibição dos EUA, não estava claro exatamente até que ponto seria viável contornar as restrições às contas dos EUA. Parecia que o TikTok havia adotado uma abordagem mais extrema, tornando obscuras todas as versões do aplicativo nos EUA – ocultando versões do software do aplicativo TikTok que foram feitas para serem baixadas e usadas por usuários dos EUA. Também parecia que as contas vinculadas aos EUA estavam sendo bloqueadas, independentemente do endereço IP ou das informações do país do SIM.
Executar apenas uma VPN certamente não foi suficiente para contornar a proibição e voltar ao TikTok. Mas aparentemente usar uma conta TikTok fora dos EUA após remover um SIM (ou em um dispositivo sem um cartão SIM/número de telefone dos EUA) funcionou quando combinado com uma VPN. Da mesma forma, usar uma VPN com um navegador de desktop ou o navegador Tor foi suficiente para fazer com que uma conta TikTok fora dos EUA fosse carregada nos EUA na manhã de domingo, embora a versão para desktop do TikTok sempre tenha sido muito mais limitada do que seu aplicativo móvel.
“O TikTok inspeciona o IP de origem dos pacotes de rede – se o IP de origem pertencer à Índia, ele descarta os pacotes”, explica Gosain, sobre as restrições na Índia. “Além disso, o aplicativo TikTok busca as informações do país incorporadas no cartão SIM e, se o código do país for ‘IN’, ele filtra a conexão de rede. Quando removemos o cartão SIM, o aplicativo TikTok não consegue identificar os usuários indianos do cartão SIM e, quando usamos VPNs, o endereço IP muda e não pertence mais à faixa de IP indiana. Assim, o TikTok novamente não consegue identificar que o usuário está acessando da Índia. É assim que contornamos a filtragem.”
As redes privadas virtuais, ou VPNs, funcionam passando o tráfego da Internet por meio de servidores mantidos fisicamente em locais ao redor do mundo, para que você possa selecionar um endereço IP vinculado a um local diferente daquele onde você está fisicamente. Por exemplo, os usuários americanos do TikTok podem usar VPNs para fazer parecer que estão acessando a Internet de fora dos EUA. As VPNs também impedem que seu provedor de serviços de Internet (ISPs) veja seus dados de navegação, adicionando uma camada extra potencial de privacidade. Quando você usa uma VPN, seu ISP simplesmente verá as conexões com a VPN em vez de ter acesso à lista detalhada de todos os sites que você está visitando.
Como resultado desses recursos, as VPNs são frequentemente usadas na tentativa de contornar restrições de geolocalização digital, como as da Netflix ou de outras plataformas de streaming. São também uma ferramenta importante e familiar para contornar programas de censura na Internet para pessoas que vivem sob regimes autoritários como os da Rússia, China e Irão.
No entanto, o uso de uma VPN traz ressalvas. Algumas VPNs comerciais registram o histórico de navegação das pessoas, o que essencialmente apenas transfere a coleta de dados dos ISPs para os fabricantes de VPN. Isso significa que os dados não estão mais protegidos e que as autoridades podem solicitá-los a um provedor de VPN da mesma forma que fazem solicitações aos ISPs. Como resultado, escolher uma VPN gratuita geralmente não é uma boa ideia – alguns até vendem acesso às suas conexões domésticas de Internet. Mas algumas VPNs publicam políticas de não registro em log e oferecem auditorias de terceiros e outros recursos de transparência na tentativa de demonstrar sua conformidade.
Por enquanto, parece que os esforços do TikTok para bloquear usuários dos EUA são extremamente draconianos, e mesmo um cartão SIM fora dos EUA ou nenhum cartão SIM mais uma VPN pode não ser um caminho viável para voltar ao aplicativo com uma conta TikTok dos EUA. Mas, de qualquer forma, as restrições podem ser apenas temporárias. Na prática, parece haver pouca vontade de uma proibição permanente nos EUA. E, apesar de ter originado a ideia, o Presidente Trump disse nos últimos dias que não quer que o aplicativo seja banido.
“Minha decisão sobre o TikTok será tomada em um futuro não muito distante, mas preciso de tempo para revisar a situação”, disse Trump em um comunicado. Postagem social da verdade na sexta-feira. “Fique atento!”