A ex-primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama não comparecerá à posse do presidente eleito Donald Trump, informou seu gabinete em transmitido nesta terça-feira (14).
“O ex-presidente Barack Obama está confirmado para participar da 60ª Cerimônia de Posse“, disse o transmitido. “A ex-primeira-dama Michelle Obama não comparecerá.”
A enunciação não explicitou o motivo para a carência de Michelle —a cerimônia tradicionalmente conta com a presença de ex-presidentes e seus cônjuges. Mas nascente é o segundo evento de tá nível nas últimas duas semanas que a colocaria frente a frente com Trump do qual ela não participa.
A ex-primeira-dama expressou seu desdém por Trump, que insistiu na moca de que seu marido não era cidadão dos EUA e tem um histórico de declarações racistas e sexistas, em agosto pretérito. “Durante anos, Donald Trump fez tudo o que estava ao seu alcance para tentar fazer com que as pessoas nos temessem”, disse ela em seu exposição na convenção do Partido Democrata.
“Sua visão limitada e estreita do mundo fez com que ele se sentisse ameaçado pela existência de duas pessoas trabalhadoras, altamente educadas e bem-sucedidas que, por casualidade, são negras”, acrescentou.
Michelle não acompanhou seu marido ao funeral do ex-presidente Jimmy Carter na semana passada, ao qual compareceram todos os outros ex-presidentes e ex-primeiras-damas vivos. A carência de Michelle no funeral de Carter foi atribuída a um conflito de agenda. Segundo o protocolo, ela estaria sentada ao lado de Trump, que acabou compartilhando o banco com Barack Obama e até mesmo trocando palavras amigáveis com ele.
Os Obamas emitiram uma enunciação logo depois a eleição parabenizando Trump por sua vitória. “Obviamente, nascente não é o resultado que esperávamos, dadas as nossas profundas divergências com a chapa republicana em uma série de questões”, dizia o texto. “Mas viver em uma democracia significa reconhecer que nosso ponto de vista nem sempre vencerá e estar disposto a admitir a transferência pacífica de poder.”
Michelle não é a primeira a quebrar a tradição de ex-primeira família comparecer a uma posse. Donald e Melania Trump não compareceram à posse do presidente Joe Biden, em 2021, depois que o republicano afirmou falsamente que a eleição havia sido roubada.