Donald Trump terá quatro dias de eventos que vão marcar a sua posse, que ocorre oficialmente na segunda-feira (20).
A primeira agenda será no sábado (18), quando o presidente eleito vai ao seu campo de golfe na Virgínia, onde haverá uma cerimônia e um show de fogos de artifício. Está marcado para o mesmo dia um jantar de Trump e do vice-presidente J. D. Vance de recepção aos membros do gabinete.
No domingo (19), Trump vai ao cemitério pátrio de Arlington, na Virgínia, onde ele depositará flores no túmulo dos soldados desconhecidos. Mais tarde, o presidente eleito promove um comício da vitória numa redondel de Washington.
Na ocasião, haverá um show da filarmónica Village People. Uma das marcas dos eventos de campanha do republicano é que ele costuma dançar “Y.M.C.A”, uma das músicas mais conhecidas do grupo, da dezena de 1970.
“Estamos anunciando hoje que o Village People aceitou um invitação para participar das atividades inaugurais, incluindo pelo menos um evento com Trump. Sabemos que isso não deixará alguns de vocês felizes. No entanto, acreditamos que a música deve ser apresentada sem considerar a política”, afirmou Victor Willis, um dos vocalistas da filarmónica. “Nossa música ‘Y.M.C.A.’ é um hino global que, esperamos, ajude a unir o país posteriormente uma campanha tumultuada e dividida em que nossa candidata preferida perdeu.”
Na segunda (20), o dia da cerimônia solene, o presidente eleito inicia o dia com uma missa na Igreja de São João e segue para tomar chá na Lar Branca com Joe Biden, que deixa o missão oficialmente no mesmo dia.
Às 12h (14h em Brasília), ele faz o juramento de posse no Capitólio, onde também fará um oração à país. Caberá à cantora country Carrie Underwood trovar o hino americano.
Ainda no Congresso, Trump assina as primeiras ordens do governo. A equipe do republicano prevê a assinatura de muro de século decretos no primeiro dia.
Ele participa de um tradicional almoço no Capitólio, passa em revista as tropas e secção para o desfile presidencial até a Lar Branca escoltado do seu vice-presidente.
No Salão Oval da residência solene da presidência da República dos EUA, Trump assina mais atos. Por termo, termina a segunda-feira passando por três bailes. Na terça-feira (21), o único evento previsto é uma missa na Catedral Pátrio de Washington.