O ginasta Arthur Zanetti, de 34 anos, anunciou sua aposentadoria do esporte. O expedido foi feito no programa Esporte Espetacular, da TV Orbe, neste domingo (12).
O desportista, que foi medalhista de ouro nas Olimpíadas de Londres, em 2012, e levou a prata no Rio de Janeiro, em 2016, disse que gostaria de continuar competindo. Seu corpo, porém, já não suporta mais.
“Chegou o ponto final na curso de desportista. Por mim, eu continuaria muito mais tempo, mas tem que ter um bom tino, tanto da mente quanto do corpo. Eu decidi, é difícil, dar um basta nessa secção de desportista porque queria, mas o corpo está falando, e vou respeitar, porque não quero outras lesões, não quero me tornar uma pessoa idosa que praticamente não consegue transpor da leito por desculpa de dor”, afirmou.
Depois as duas participações olímpicas com medalha, Zanetti ainda esteve nos Jogos de Tóquio, em 2021. Em 2024, não conseguiu disputar os Jogos de Paris por desculpa de uma uma lesão no braço esquerdo, operado em maio. No ano anterior, já havia ficado fora do Mundial por dores no ombro.
O vencedor olímpico não deve, porém, despovoar o esporte. Ele foi convidado pelo clube em que treinava, em São Caetano do Sul, em São Paulo, para se tornar professor e técnico.