Podcast: A tensão na Venezuela antes da posse de Maduro – 10/01/2025 – Podcasts

Mundo


Depois de uma semana de tensão nas ruas e aumento da repressão do regime venezuelano, o ditador Nicolás Maduro deve tomar posse nesta sexta-feira (10) para o terceiro procuração primeiro do país.

Nesta quinta (9), o acionamento do ostentação de segurança da ditadura ficou evidente, com a denúncia da oposição de que a ex-deputada María Corina Machado foi “violentamente interceptada” ao transpor de uma revelação em Caracas. No fim da tarde, ela foi liberada. Segundo aliados, Corina foi obrigada a gravar vídeos durante o que chamaram de sequestro.

O tom dos preparativos para a posse levou ao vértice tensões disparadas pela eleição presidencial, realizada em 28 de julho do ano pretérito. A proclamação da vitória de Maduro pelo Parecer Pátrio Eleitoral na disputa contra Edmundo González não foi reconhecida nem pela oposição nem por boa secção da comunidade internacional. González encontrou líderes das Américas nos últimos dias e promete ir a Caracas para tomar posse.

O incidente desta sexta do Moca da Manhã ouve a repórter Mayara Paixão, correspondente da Folha na América Latina. Ela conta uma vez que regime e oposição têm se articulado, fala do aumento da repressão a ativistas e críticos do governo e discute em que contexto Maduro dá início a mais um governo, depois de eleições contestadas.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É provável ouvir o incidente clicando supra. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Moca da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no prelúdios do dia. O incidente é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Laura Lewer e Lucas Monteiro. A edição de som é de Thomé Granemann.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *