Enquanto os incêndios florestais se espalhavam fora de controle na área de Los Angeles na quarta-feira, consumindo mais de 28.000 acres de terra, destruindo milhares de casas e edifícios, incluindo bairros inteiros, e causando a morte de pelo menos cinco pessoas, o presidente eleito Donald Trump, seus acólitos do MAGA , comentadores de direita, meios de comunicação conservadores e conspiradores de extrema direita atribuíram a culpa não às alterações climáticas ou aos oito meses sem chuva, mas ao despertar.
Trump – que apoia a enorme expansão da extracção e utilização de combustíveis fósseis, que consenso científico está diretamente ligado à crescente prevalência de eventos climáticos extremos – usou a tragédia que se desenrolava para atacar seu inimigo de longa data, o governador da Califórnia, Gavin Newsom. Ele alegou que a adoção das questões ambientais pelos democratas foi a culpada pela incapacidade do Corpo de Bombeiros de Los Angeles (LAFD) de conter o que já é o pior incêndio da história da Califórnia.
“O governador Gavin Newscum recusou-se a assinar a declaração de restauração de água apresentada a ele que teria permitido que milhões de galões de água, provenientes do excesso de chuva e do derretimento da neve do Norte, fluíssem diariamente para muitas partes da Califórnia, incluindo as áreas que estão atualmente queimando. de uma forma virtualmente apocalíptica”, escreveu Trump no Truth Social. “Ele queria proteger um peixe essencialmente inútil chamado smelt, dando-lhe menos água (não funcionou!), mas não se importava com o povo da Califórnia.”
Assessoria de imprensa do governador emitiu um comunicado Quarta-feira criticando o comentário de Trump e apontando que “não existe um documento como a declaração de restauração da água – isso é pura ficção”.
A adesão dos democratas às chamadas políticas acordadas tornou-se um bicho-papão para a direita nos últimos anos. Tal como nas gerações anteriores culparam o politicamente correcto e a acção afirmativa por vários problemas, depois de grandes eventos como a tentativa de assassinato contra Trump em Julho passado e o colapso da Ponte de Baltimore em Março passado, agora culpam rotineiramente o despertar e a diversidade, igualdade e inclusão (DEI).
“Podemos renomear DEI para DIE, já que é isso que parece acontecer com as pessoas a jusante daqueles que colocam a sinalização da virtude despertada muito acima da competência?!?”, escreveu Donald Trump Jr no Truth Social na quarta-feira.
O confidente de Trump e proprietário do centibilionário X, Elon Musk, que nunca se esquivou de uma teoria da conspiração, também estava usando sua plataforma para aumentar a desinformação sobre quem era o culpado pelos incêndios florestais.
“DEI significa que as pessoas MORREM”, escreveu Musk em um post, enquanto vários outros posts apresentavam críticas a Kristin Crowley, chefe do LAFD, um veterano de 22 anos no departamento que foi elogiado por salvar nove casas da destruição total durante o incêndio de Woolsey em 2018 ao lado de sua esposa.
Crowley é a primeira mulher e o primeiro membro da comunidade LGBTQ a ocupar o cargo de chefe dos bombeiros em Los Angeles.
Musk compartilhou uma postagem de Chaya Raichik, a mulher por trás do conta cheia de ódio e anti-LGBTQ LibsOfTikTok: “Conheça a chefe dos bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley. Ela se orgulha de ser a primeira mulher e chefe dos bombeiros LGBTQ no Corpo de Bombeiros de Los Angeles. Promover uma cultura de DEI é a sua prioridade. Isso faz você se sentir mais seguro?” A postagem foi vista mais de cinco milhões de vezes.