A cerimônia no Congresso americano que confirmou a vitória de Donald Trump na eleição à Presidência dos Estados Unidos ocorreu sem incidentes e destoou dos tumultos do 6 de Janeiro de 2021, quando o republicano não reconheceu sua guia para o democrata Joe Biden.
A sessão conjunta de Câmara e Senado nesta segunda-feira (6) foi célere e tranquila. A cerimônia foi presidida por Kamala Harris, derrotada por Trump, e não houve qualquer protesto ao resultado eleitoral.
Há quatro anos, o cenário era muito dissemelhante. Apoiadores de Trump invadiram e vandalizaram o Congresso numa tentativa de impedir esse mesmo rito. O tumulto resultou em cinco mortes e dezenas de feridos.
A invasão em 2021 aconteceu poucos minutos depois de Trump, durante sintoma na capital do país, Washington, insuflar ativistas a se dirigirem até a sede do Legislativo.
Jornalistas foram trancados num porão e pessoas fantasiadas de vikings confrontaram assessores e agentes de segurança. Os manifestantes carregavam símbolos de movimentos de extrema direita e bandeiras dos EUA, além de faixas da campanha presidencial de Trump.
Cerimônia de 2025 x cerimônia de 2021
– Jemal Countess/AFP – Saul Loeb/AFP
Mais de 1.500 pessoas foram condenadas pelos tumultos. Trump afirmou durante a campanha mais recente que pretende perdoar parte dos que respondem a processos, desde que sejam inocentes. Chegou a expressar que o 6 de Janeiro representou um “dia de amor” em que “zero de inverídico” aconteceu.
Cerimônia de 2025 x cerimônia de 2021
– Hu Yousong – 6.jan.25/Xinhua e Brendan Smialowski – 6.jan.21/AFP
A expectativa era mesmo de uma cerimônia tranquila neste ano. Pouco antes da sessão, Kamala publicou um vídeo em suas redes sociais dizendo que seu papel na sessão representava uma “obrigação sagrada”. [Obrigação] que eu defenderei guiada pelo paixão ao país, lealdade à nossa Constituição e minha fé inabalável no povo americano”, disse.
O senador democrata Andy Kim, por sua vez, publicou fotos em locais do Congresso que foram tomados por apoiadores de Trump em 2021, comparando as imagens.
Washington reforçou a segurança e aprimorou a infraestrutura do Capitólio para levante 6 de janeiro.
Pela primeira vez, a certificação foi classificada de Evento Vernáculo de Segurança Próprio. Isso permitiu ao Serviço Secreto dos EUA coordenar os esforços pela proteção do Congresso e a emprego de recursos locais e federais. Essa classificação é concedida a cerimônias de grande porte, uma vez que a posse presidencial em si e as convenções dos partidos Democrata e Republicano.
Cercas também ficaram levantadas ao volta do Capitólio nesta segunda, e a ingresso no prédio foi limitada a pessoas autorizadas e credenciadas —sem aproximação lhano ao público.