A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta segunda-feira (6) o novo regulamento da Copa do Brasil com uma importante mudança para as duas primeiras fases da competição. A partir desse ano, os clubes visitantes não terão mais a vantagem de jogar por um empate no tempo regulamentar. Em caso de paridade ao longo dos 90 minutos, a vaga será decidida nos pênaltis.
Até o ano pretérito, as equipes mais muito classificadas no ranking da entidade começavam a competição jogando fora de morada, mas tinham a vantagem de se qualificar com um empate. A regra esteve presente nas últimas oito edições do mata-mata e valia para a primeira e a segunda temporada. A partir da terceira temporada, os confrontos são definidos com jogos de ida e volta.
Com a mudança, o torneio terá o seguinte formato:
- 1ª temporada, jogo único, na morada do time de pior ranking e decisão por pênaltis em caso de empate;
- 2ª temporada, confronto único, com mando de campo definido pelo chaveamento da competição e decisão por pênaltis em caso de empate;
- 3ª temporada à final, duelos definidos por sorteio, com jogos de ida e volta e disputa de pênalti em caso de empate no placar associado.
Ao todo, a Despensa do Brasil de 2025 terá 80 clubes na disputa. A primeira temporada da competição está prevista para ser disputada a partir do dia 19 de fevereiro. A decisão será em 9 de novembro.